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Lancheira Infantil Saudável

Dica Quimby05/09/2018

Escolher o que preparar na hora de montar a lancheira das crianças e ainda ter ideias criativas nem sempre é possível. Muitas vezes nos deparamos com o dilema: Praticidade x Saúde. Isso porque a maioria dos alimentos prontos, apesar de ser uma solução em meio à correria do dia-a-dia, acaba se tornando um dos grandes vilões para a saúde infantil. 

Pensando em ajudar as mamães, separamos algumas dicas para te ajudar a montar uma lancheira saudável e ao mesmo tempo divertida, para ser atrativo aos pequenos e ainda deixa-los saudáveis e cheios de energia!

Se planejar é necessário, por isso a primeira dica é criar um cardápio semanal. Antecipe a preparação dos alimentos, alimentos e bebidas podem inclusive ser congelados para agilizar ainda mais na hora de montar o lanche.

 

Imagem: Revista crescer.

Para montar um cardápio com lanches nutritivos você precisa combinar os três principais grupos alimentares: proteínas (como queijo, leite ou iogurte), reguladores (frutas ou vegetais) e energéticos (como carboidratos). Você pode inclusive deixar seu filho participar, pedindo sua opinião dentre as opções saudáveis, isso ajuda a despertar o interesse pela alimentação saudável.

 

  • Fuja da monotonia distribuindo as opções no cardápio:

 

Explore sua criatividade! Carboidratos, frutas e proteínas, três opções com várias possibilidades de combinações, você pode variar sempre mantendo um alimento de cada grupo alimentar. Varie entre os carboidratos, escolhendo entre pães multigrãos e de milho, bolos ou biscoitos integrais. Como proteína, temos o leite, iogurte, queijo branco, ricota temperada, requeijão, creme de ricota e cream cheese.

Já para os reguladores, dê preferência às frutas ou vegetais naturais da estação, ao invés de optar pela praticidade de frutas secas e desidratadas. Os produtos industrializados possuem pouco valor nutricional e são ricos em açúcares, gorduras e conservantes. Frutas fáceis de descascar ou que possam ser consumidas com casca também são ótimas sugestões, pois não oxidam tão rápido.

 

Fonte: Mãe tipo eu

Imagem: Mãe tipo eu.

 

  • Bebida:

 

Para as bebidas, o ideal é que sejam sem conservantes, por isso você pode optar água de coco, ou sucos naturais. Caso não haja tempo, existem opções de sucos no mercado com menos adição de conservantes.

Outra dica muito legal é congelar o suco e ao preparar a lancheira colocar os cubos de gelo dentro da garrafinha.

A bebida irá descongelar aos poucos até a hora do lanche.

 

Imagem: Maternidade colorida.

 

  • Lanche Divertido:

 

Ao escolher os alimentos é importante que a criança já os conheça e esteja habituada a comer, para que o lanche se torne uma extensão da alimentação de casa.

Usar cortadores de biscoitos e sanduíches com formatos divertidos, deixam o lanche diferente e atrativo, tornando mais interessante para a criança.

 

Imagem: Pinterest.

 

Se mesmo com as dicas acima você sentir dificuldade na hora de montar o cardápio, não se preocupe, separamos também algumas sugestões que você pode seguir, confira abaixo:

 

  • Cardápio Semana da Lancheira saudável:

 

1º Dia: Goiaba Picadinha + Pãozinho de Leite + Cream Cheese + Suco Uva Natural.

2º Dia: Morango + Uva + Bolo de cenoura caseiro + Queijo Processado + Suco de Abacaxi com Hortelã.

3º Dia: Tomatinhos Cereja + Pão integral com geléia natural + Ovinhos de Codorna com Azeite + Suco Acerola.

4º Dia: Manga picadinha + Bisnaguinha integral + Queijo magro (amarelo light, minas ou ricota) + 250 ml de Água Mineral.

5º Dia: Maçã + Uma porção de bolacha integral + Requeijão Light + 250 ml de Água de coco.

6º Dia: Pêra + Fatia de bolo integral + Meio Ovo Cozido + 250 ml de Suco de Manga.

7º Dia: Banana + Cereal integral + Iogurte + 250 ml de Água Mineral.

 

Gostou? E seu filho, gostou do cardápio também? Conta pra gente nos comentários o que ele achou ;)

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